La Tortura é uma canção em dueto entre os cantores Shakira e Alejandro Sanz, composta por ambos e Luis Fernando Ochoa. A canção foi lançada como o primeiro single do sexto álbum de estúdio de Shakira, Fijación Oral Vol. 1, de 2005. De acordo com o Media Traffic, La Tortura é a canção em língua espanhola mais famosa de todos os tempos e a 46a em geral. Em 2006 a canção venceu dois prêmios Grammy Latino nas categorias de Canção e Gravação do Ano.
A canção, assim como o videoclipe (dirigido por Michael Haussman), fala basicamente de uma mulher que foi "torturada" pela infidelidade de seu namorado e que por isso deixou-o, mas ele acaba retornando fazendo falsas promessas e suplicando por perdão. O videoclipe tenta acentuar um lado mais sensual da cantora, mostrando-a dançando de maneira apimentada coberta de oleo negro.
O videoclipe é bastante simples: de seu apartamento Sanz espia Shakira, que mora do outro lado da rua e está entrando em seu prédio. Ela entra em seu apartamento e troca de roupa, enquanto Sanz relembra as coisas que eles fizeram no passado, enquanto ainda eram casal. Logo após, Shakira coberta de óleo negro dança eroticamente. Algumas cenas de Shakira e Sanz tomando banho juntos também se intercalam durante isso.
O videoclipe por si só já é bem notável, já que foi a primeira vez em que a MTV americana mostrou um episódio inteiro de Produzindo o Vídeo (Making the Video) em outra língua (com legendas em inglês). Foi também o segundo vídeo totalmente na língua espanhola a entrar na contagem dos dez vídeos mais pedidos do Total Request Live (TRL). Há também um videoclipe para o Shaketon mix (também dirigido por Haussman), um remix encontrado tanto no álbum quanto no cd single.
Desde o seu lançamento como um single, a canção se tornou uma das mais importantes em espanhol a se infiltrar na cultura dos países que falam inglês, mais notavelmente os EUA (que chegou ao Disco de Platina), a Austrália e o Canadá. A Sony-BMG decidiu não lançar a canção como um single no Reino Unido, o que chateou a cantora, já que o mercado britânico nunca foi o seu forte. O videoclipe da canção foi indicado como Escolha da Audiência (apesar de ter perdido para American Idiot, do Green Day) nos prêmios Video Music Awards de 2005 da MTV. Shakira cantou com Sanz a canção durante a cerimônia, notavelmente, a primeira vez em que um convidado interpretou uma canção totalmente em outra língua além da inglesa.
La Tortura esteve entre os 40 singles mais vendidos e tocados do ranking da Revista Billboard em menos de dez semanas (conseguiu chegar até a posição 23). Entre o ranking dos singles latinos mais vendidos e tocados da mesma publicação, La Tortura também bateu recordes, apareceu no primeiro lugar por 25 semanas não consecutivas. Talvez La Tortura seja a maior canção em espanhol a fazer sucesso mundial desde a febre da Macarena em 1996. La Tortura chegou a posição #2 na United World Chart, sendo a segunda canção mais executada e comprada no mundo entre as semanas 35 e 36 de 2005.
La Tortura
La Tortura (Shaketon Reggaeton Remix)
Minha Opinião: Essa música é, sem dúvida, a carta na manga de Shakira. É incrível! Tem ótimo ritmo e uma batida que a quilômetros de distância você sabe que pertence a um cd dela. Um featuring que mereceu (e merece destaque) pela qualidade sonora e criatividade de Shakira e Alejandro Sanz. Sempre que ouço essa música involuntariamente me mecho. Incrível kkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário