Carreira



1990-1994: Magia e Peligro
Shakira nasceu na Colômbia e é descendente de espanhóis, libaneses e italianos. Seu álbum de estreia, Magia, foi gravado pela Sony Music em 1990 quando Shakira tinha apenas 13 anos. Depois disso, começou a fazer programas de televisão. As canções são uma coleção de escritos por ela desde 8 anos, misto de pop rock romântico e disco com acompanhamento eletrônico. No entanto, foi prejudicada por falta de registro e e coesão de produção. O álbum foi lançado somente em 1991 e contou com Magia e e três outros singles. Apesar de ter se saído bem nas rádios da Colômbia, dando exposição à jovem Shakira, o álbum não foi bem sucedido comercialmente. O vídeo para a música Magia tornou-se o primeiro vídeo pop nacional da Colômbia. Após a aclamação de Magia, o rótulo de Shakira pediu de volta ao estúdio para lançar uma continuação com mais canções de sucesso, para dar potencial ao álbum.
Embora pouco conhecido fora de sua Colômbia natal, Shakira foi convidada para se apresentar no Chile no Viña del Mar Festival Internacional da Canción em Fevereiro de 1993. O festival deu a aspirantes a cantores latino-americanos a chance de realizar suas canções e o vencedor foi escolhido por um painel de juízes. Shakira interpretou a balada Eres e ganhou o trofeu pelo 3° lugar. Um dos juízes que nela votou foi Ricky Martin.
O seu segundo álbum, Peligro, do mesmo gênero, foi lançado em 1993 mas Shakira não estava satisfeita com o resultado final, principalmente com a questão da produção. O álbum foi melhor recebido que Magia, embora ele também tenha sido considerado um fracasso comercial devido à recusa de Shakira para anunciá-lo. Shakira decidiu, então, dar um hiato na gravação para que pudesse se graduar na escola. No mesmo ano Shakira estrelou a série de TV colombiana El Oasis, vagamente baseada na tragédia Arnero, tanto que cantou a música que era tema de abertura da novela de mesmo nome, sendo que não esteve no álbum Peligro.

1995-1997: Pies Descalzos
Shakira originalmente gravou a canção Dónde Estás Corazón ? (mais tarde lançada no seu álbum Pies Descalzos) para a coletânea Nuestro Rock, em 1995, lançado exclusivamente na Colômbia. Shakira também gravou três faixas em português, intituladas Estou Aqui, Um Pouco de Amor e Pés Descalços.
Shakira voltou a gravar em 1995 com Luís F. Ochoa com influências musicais de vários países que afetaram alguns dos seus próximos álbuns, e fez seu terceiro álbum de estúdio: Pies Descalzos. A gravação do álbum começou em Fevereiro de 1995, após o sucesso de seu single Dónde Estás Corazón?. A Sony deu a Shakira 100 mil dólares para produzir o álbum, uma vez que previu que o álbum não venderia 100.000 cópias. Iniciando com esse álbum, Shakira começou a produzir sua própria música, aperfeiçoando sua voz e, acima de tudo, o controle criativo sobre sua música. Altamente influenciado pelo mercado alternativo americano e grupos britânicos, como The Pretenders, o álbum foi apresentado no decente e pequeno auditório do teatro em castelhano La Bogotá em 6 de Outubro de 1995. As músicas do álbum são melódicas, musicalmente surpreendentes e corajosas, com letras intelectuais e uma mistura de eletrônico com acústico que efetivamente quebrou o molde da fórmula pop latino, com um som autêntico que não tinha sido ouvido antes.
O álbum foi lançado internacionalmente em 13 de Fevereiro de 1996. Estreou em #1 em 8 países diferentes. No Billboard 200 o álbum alcançou a posição #180 e pico #5 no Billboard Top Latin Albuns. O álbum gerou seis hits singles: Estoy Aquí (EUA Latin #2), Dónde Estás Corazón? (EUA Latin #5), Pies Descalzos, Sueños Blancos , Un Poco de Amor (Latin #6), Antología (EUA #15) e Se Quiere, Se Mata (Latin #8).
Em Março de 1996, Shakira realizou a sua primeira turnê internacional chamada simplesmente de Tour Pies Descalzos, e ficou triste com a morte de vários fãs por causa de uma multidão descontrolada de 50.000 pessoas no concerto de sua cidade natal, Barranquilla. Um ano depois, Shakira recebeu três Billboard Latin Music Awards para Álbum do Ano (Pies Descalzos), Vídeo do Ano (Estoy Aquí) e Artista Revelação.
Pies Descalzos vendeu mais de 5 milhões de cópias, liberando um álbum de remixes intitulado simplesmente The Remixes. Este álbum também incluia versões em português de algumas de suas canções mais conhecidas, resultado seu sucesso no mercado brasileiro onde Pies Descalzos vendeu quase 1 milhão de cópias.

1998-2000: Dónde Están Los Ladrones ?
Tendo recebido um World Music Award como Melhor Artista Latina, Shakira já preparava alguns novos materiais de seu segundo disco internacional. Ela foi escolhida entre dezenas de cantores latinos para estampar a capa da revista Time, no artigo intitulado Era da Rockera.
Seu quarto álbum, Dónde Están Los Ladrones? foi produzido inteiramente por Shakira e Emílio Estefan Jr. como produtor executivo e foi lançado em 28 de Setembro de 1998. O álbum, inspirado por um incidente em um aeroporto em que uma mala cheia de suas letras escritas foi roubada se tornou um hit maior que Pies Descalzos. No dia do seu lançamento oficial em Miami o álbum vendeu 300 mil cópias. All Music Guide e Rolling Stone deu ao álbum 4,5 / 5 estrelas e Dónde Están Los Ladrones? atingiu a posição #131 em pico nos EUA Billboard Hot 100. Oito das onze faixas do álbum tornaram-se singles, incluindo Ciega, Sordomuda (EUA Latin #1), Moscas en la Casa (EUA #25), No Creo (EUA Latin #9, EUA #74), Inevitable (EUA #3), Tú (EUA #95 EU América #1), Si Te Vas, Octavo Día e a mundialmente famosa Ojos Así (EUA Latin #22). As duas últimas canções de Shakira ganharam um Grammy Latino cada.
Dónde Están Los Ladrones? vendeu dez milhões de cópias no mundo todo. Shakira também recebeu seu primeiro Grammy Award em 1999 para Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Alternativo. O seu primeiro álbum ao vivo, MTV Unplugged, foi gravado em Nova York em 12 de Agosto de 1999. Aclamado pela crítica americana, é classificado como uma das suas melhores performances ao vivo. O álbum acústico ganhou o prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop Latino em 2001 e ganhou as vendas de 5 milhões de CDs em todo o mundo. Em Março de 2000, Shakira embarcou em sua turnê de 2 meses pela América Latina e EUA. Em Agosto de 2000 ela ganhou o MTV Video Music Awards na categoria extinta do People's Choice - Artista Internacional Favorito para Ojos Así. Em 9 de Setembro de 2000, Ojos Así foi cantada na cerimônia de abertura do Latin Grammy Awards, onde ela foi indicada em 5 categorias: Melhor Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal para MTV Unplugged, Melhor Performance Rock Feminino para Octavo Día, Melhor Performance Pop Feminino e Best Short Form Video para Ojos Así, mas ganhou apenas em dois deles. A performance de Ojos Así foi votada como a maior apresentação do Grammy Latino de todos os tempos.

2001-2004: Mudança de Imagem e Laundry Service
Após o sucesso de Dónde Están Los Ladrones? e MTV Unplugged, Shakira começou a trabalhar em um álbum de crossover para o inglês. Graças ao enorme sucesso de outros atos, nomeadamente a de Ricky Martin, o cruzamento de artistas espanofonos para o mercado anglofano teve um grande impulso de popularidade no mainstream da música e foi o próximo passo lógico na carreira da cantora. Shakira trabalhou por mais de um ano em um novo material para o álbum.
Whenever, Wherever (Suerte na versão em espanhol) foi lançado como o primeiro single do primeiro álbum de Shakira em inglês em Outubro de 2001. A música tem forte influência de música andina, incluindo charango e panpipes em sua instrumentação. A faixa foi produzida por Shakira e foi um sucesso internacional.
O terceiro álbum de estúdio internacional e primeiro em inglês, Laundry Service (Servicio de Lavanderia na América Latina e Espanha) foi lançado em 13 de Novembro de 2001. O álbum estreou em #3 no Billboard 200 Albuns. Sete faixas tornaram-se singles internacionais: Whenever, Wherever (EUA #3) / Suerte (EUA Latin #1), Underneath Your Clothes (EUA #9), Objection (Tango) (EUA #55) / Te Aviso, Te Anuncio (Tango) (EUA Latin #16), The One, Te Dejo Madrid, Que Me Quedes Tú (EUA Latin #1) e Poem to a Horse, como o tema principal da turnê de Shakira, o turismo da Mongoose. Devido ao álbum ter sido criado com a intenção de vender para um mercado de idioma inglês, o rock e o dance espanhol obteve sucesso de crítica ligeira: alguns críticos alegaram que suas habilidades eram muito fracas em inglês para ela escrever com Rolling Stones, afirmando que "ela parece uma rematada tolice" ou "a magia de Shakira é perdida na tradução". Shakira também foi criticada por seus fãs na América Latina, aparentemente, abandonando suas raízes folk e rock contemporâneo pelo pop americano. Apesar disso, o álbum se tornou o álbum mais vendido de 2002, vendendo mais de 13 milhões de cópias no mundo inteiro. A esta altura, Shakira também lançou quatro músicas para a Pepsi para a sua promoção no mercado inglês: Pergunte Para Mais, Mas Pide, Bater na Minha Porta e Pideme El Sol, incluída no Extended Play Pepsi CD.
Na Aerosmith's MTV Icon em Abril de 2002, Shakira executou Dude (Looks Like a Lady). Também em 2002 Shakira juntou-se a Cher, Whitney Houston, Celine Dion, Mary J. Blige, Anastacia e as Dixie Chicks no VH1 Divas Live Las Vegas. Em Setembro de 2002, Shakira ganhou o extinto prêmio International Viewer's Choose Award no MTV Video Music Awards com Whenever, Wherever. Shakira também venceu o Latin Grammy para a categoria Best Short Form Music Video para a versão em espanhol deste vídeo. Em Outubro do mesmo ano, ela ganhou cinco MTV Video Music Awards para Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Pop, Artista do Norte (Região), Video do Ano (para Suerte) e Artista do Ano. Laundry Service foi certificado pela RIAA tripla platina em Junho e, portanto, ajudou a estabelecer a presença mundial de Shakira no mercado norte americano.
Em Novembro de 2002, o selo de Shakira Sony BMG lançou sua compilação de hits espanhol Grandes Êxitos. Um DVD e álbum ao vivo chamado Live & Off The Records também foi lançado em 2004, atingindo vendas de 3 milhões de CDs em todo o mundo, e comemora a Tour of The Mongoose que teve audiência mundial de 1,2 milhão de pessoas.

2005-2007: Era "Fixações"
Shakira ficou fora dos holofote por dois anos. Muitas possíveis datas de lançamento foram adiadas e ela anunciou o projeto Oral Fixation no início de 2005, com Rick Rubin como o produtor executivo. Fijación Oral Vol.1, o primeiro álbum do projeto, foi lançado em 3 de de Junho de 2005 na Irlanda, em 6 de Junho de 2005 na Europa e em 7 de Junho de 2005 na América do Norte, América Latina e Austrália.
O primeiro single do álbum, La Tortura (EUA #23), que apresenta o cantor de baladas em espanhol Alejandro Sanz, foi lançado como single em Abril e alcançou sucesso em larga escala no rádio e em diferentes formatos. Ele alcançou um recorde de 25 semanas como número 1 na Billboard Hot Latin Tracks. Shakira se tornou a primeira artista a realizar uma canção em língua espanhola no MTV Video Music Awards.
Contrariando as baixas expectativas, Fijación Oral Vol.1 foi muito bem recebido pelo público. Ele estreou no número 4 no Billboard 200 na semana de 15 de Junho. De acordo com a publicação, o álbum vendeu 157 mil cópias em sua primeira semana de lançamento nos EUA, tornando-se a maior estreia de álbum em língua espanhola. Na América Latina, no mesmo dia de seu lançamento oficial na Venezuela ganhou disco de platina, na Colômbia platina triplo e no México foi esgotado. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias em 3 dias. Quatro outros singles foram liberados depois de La Tortura: No (EUA Latin #11), Dia De Enero (Colômbia #1), La Pared (Espanha #1) e em 2007 Las de la Intuición se tornou o último single na primeira posição por várias semanas na Argentina e Espanha.
Em 8 de Fevereiro de 2006, Shakira ganhou seu segundo Grammy Award. Ela foi premiada na categoria de Melhor Álbum Rock Latino Alternativo (Fijación Oral Vol.1). Shakira recebeu quatro Grammy Latino em 2 de Novembro de 2006: Gravação do Ano e Melhor Canção para La Tortura, Melhor Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop para Fijación Oral Vol.1.
Antes do lançamento de Oral Fixation Vol.2, Shakira apareceu na MTV Europe Music Awards 2005 em Lisboa, Portugal, onde ela cantou Don't Bother, o primeiro single do álbum, poucos minutos antes de ganhar um prêmio na categoria Melhor Artista Feminina e também na concessão de outros no mundo.
Oral Fixation Vol.2 foi lançado em 29 de Novembro de 2005 na América do Norte, Austrália e Europa continental. O álbum estreou em número 5 no Billboard 200 Albuns. Duas faixas do álbum, How Do You Do e Timor, provocaram alguma controvérsia na época de seu lançamento nos países muçulmanos. A capa do álbum que apresenta Shakira à imagem de Eva com a fruta proibida também foi considerada controversa e teve de ser alterada em diversos países. Don't Bother falha ao pico dentro do Top 40 nos EUA (EUA #42). No início de 2006, o rapper haitiano Wyclef Jean se juntou a Shakira para gravar o segundo single para o álbum. Hips Don't Lie, o maior hit do século XXI, tornou-se o primeiro #1 de Shakira no Billboard Hot 100, além #1 em pelo menos 55 países. Shakira e Wyclef Jean também gravaram Bamboo, a versão desta canção de tema oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2006. Shakira, juntamente com Red Hot Chilli Peppers, recebeu o maior número de nomeações para o MTV Video Music Awards de 2006 com Hips Don't Lie, mas ganhou apenas o prêmio de Melhor Coreografia. Shakira também lançou o terceiro e último single Illegal ft. Carlos Santana, que alcançou posições de topo em alguns países europeus e nos quadros dance dos EUA. Em 10 de Fevereiro de 2007, Shakira participou do 49th Grammy Awards e pela primeira vez ganhou a Melhor Colaboração Pop com Vocais para Hips Don't Lie com Wyclef Jean. Finalmente, Oral Fixation Vol.2 vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo inteiro.
Shakira embarcou em sua quarta turnê, a mais longa, a Oral Fixation Tour, em Junho de 2006. A turnê teve 125 shows entre 14 de Junho de 2006 a 9 de Julho de 2007. Ela se apresentou nos 5 continentes, com a audiência mundial de mais de 2,5 milhões de pessoas. Durante essa turnê, Shakira executou um concerto grátis no México em 27 de Maio de 2007 com mais de 210 mil espectadores. Este concerto apresenta o recorde de maior presença em qualquer concerto na história mexicana. Shakira também se apresentou em 9 de Julho de 2006, na final da Copa do Mundo de Futebol, na Alemanha. Em 12 de Novembro de 2007, o DVD da Oral Fixation Tour foi lançado na América do Norte.

2009-2011: She Wolf e Sale el Sol
Durante um bate papo online com seus fãs em El Heraldo, ela revelou que estava começando a escrever para seu novo álbum em Fevereiro de 2008. Além disso, na festa de lançamento do CD da prima da cantora, Isa Mebarak, o pai de Shakira, William Mebarak, afirmou que no momento sua filha estaria começando a escrever e produzir novas músicas para seu novo álbum. Isso estava sendo feito em seu próprio estúdio, que muitos fãs pensam ser o estúdio em sua casa nas Bahamas.
Após duas semanas em Londres, Shakira voou para a Colômbia para um concerto de paz na Letícia (na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru) com Carlos Vives. Seguida por centenas de milhares de colombianos, Shakira fez uma conclamação para a libertação de reféns mantidos pelos rebeldes na Colômbia e um fim de sequestros similares na região. Mais tarde, foi relatado por Notícias Caracol, na Colômbia, que Shakira voltou para sua casa nos estúdio das Bahamas e continuou a gravar uma coisinha com os membros da banda Vives. Em 2 de Julho de 2008, Shakira assinou um contrato de 10 anos com o Live Nation, o gigante da turnê internacional que começou a realizar lucrativos contratos para todos os fins. A gravadora vai abranger turnês, gravações, patrocínios e mercadorias em todo o mundo. Ela anunciou: Shakira é uma das poucas artistas verdadeiramente globais - disse Jason Garner, chefe global de música da Live Nation. Ela pode vender músicas e bilhetes em quase todos os cantos do globo. Nem os representantes de Shakira nem a Live Nation confirmariam o valor do negócio, mas pessoas próximas as negociações disseram que dependendo da performance de Shakira durante os 10 anos, é provável que seja entre U$ 70 milhões e U$ 100 milhões. O contrato de Shakira com Epic Records pede mais três álbuns, um em inglês, um em espanhol e uma compilação. No início de 2008 a Forbes nomeou Shakira a quarta artista mais bem paga do sexo feminino na indústria da música.
O primeiro single do terceiro álbum de Shakira em língua inglesa é intitulado She Wolf. Shakira compôs e produziu a faixa com John Hill e Sam Endicott (vocalista e compositor de The Bravery). A versão hispânica intitulada Loba estreou em 29 de Junho de 2009. Em 2 de Julho de 2009, o site oficial de Shakira anunciou que o álbum inteiro é She Wolf, lançado em Outubro de 2009 pela Epic e que apresenta uma lista de faixas predominantemente em inglês. O site também anunciou que um álbum em espanhol será lançado em 2010. Shakira estrou She Wolf na Z100 e KIIS-FM em 13 de Julho de 2009. Em 14 de Julho de 2009, She Wolf e Loba se tornaram disponíveis para download no iTunes. O single foi bem sucedido em todo o mundo, atingindo o número 1 na América Latina, #2 na Alemanha, Irlanda, Itália, Estônia e Espanha; o número 3 na Suíça e na Áustria; o número 4 no Reino Unido, França e Grécia; o número 5 no Canadá e na Bélgica; número 6 na Finlândia; número 9 no Japão e #11 nos EUA.
O álbum foi lançado em Outubro de 2009 na maioria dos países e, em Novembro de 2009, os EUA recebeu comentários bastante positivos de diversos críticos. O álbum foi um sucesso nas paradas e desde então foi certificado ouro na Rússia, Irlanda, Suíça, Polônia, França, Argentina, Grécia e Hungria; platina na Espanha, Reino Unido e no Oriente Médio; 2 vezes platina na Colômbia e México e 3 vezes platina em Taiwan. Os singles seguintes, Did It Again, Give It Up To Me e Gypsy obtiveram moderado sucesso nas paradas.
Em 2010 ela lança com sucesso o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA Waka Waka (This Time For Africa) com o grupo sul-africano Freshlyground. Muitas críticas surgiram acerca da música, pois muitos sul-africanos preferiam que um artista local performasse a canção ao invés da colombiana. Essas críticas não impediram que a música estreasse em primeiro lugar na Argentina, Alemanha, Bélgica, Áustria, Espanha, Finlândia, Itália, México, Portugal, França e em outros países. Foi certificada como duas vezes platina pela PROMUSICAE.
Em 1 de Setembro de 2010, Shakira lançou seu single Loca, parte do álbum Sale el Sol. O CD foi certificado como ouro no Brasil, na Argentina, e na Grécia, além de platina no México e Venezuela, sendo também certificado como diamante na Colômbia. Em 15 de Setembro de 2010, iniciou a The Sun Comes Out Tour, que tinha como álbuns-base She Wolf e Sale el Sol. O primeiro show ocorreu em Montreal, Canadá, sendo na verdade um ensaio do concerto. Em 4 de Janeiro de 2011, lançou o single da faixa-título do álbum Sale el Sol, composta pela própria Shakira e por Luis F. Ochoa. A canção chegou ao topo das paradas musicais na Argentina, Colômbia, Espanha, Uruguai, México e em Porto Rico; e ao Top 10 de outros cinco países, dentre eles EUA e Brasil.
Depois de 14 anos sem fazer shows no Brasil, Shakira se apresentou no estacionamento da FIERGS, em Porto Alegre, e no estádio do Morumbi, em São Paulo, respectivamente nos dias 15 e 19 de Março de 2011. Um show que se realizaria em 17 de Março no estacionamento do estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi adiado devido a chuva. Horas antes do cancelamento do espetáculo, Shakira encontrou-se com a presidenta do Brasil Dilma Rousseff, com quem conversou sobre ações de combate a pobreza. Esse show foi enfim realizado no dia 24 de Março de 2011 para um público de 15 mil pessoas. Mas o maior show de Shakira em solo brasileiro ocorreu no Rock in Rio 2011, onde cantou para o público o clássico Estoy Aquí e dividiu o palco com a cantora brasileira Ivete Sangalo.
A turnê visitou países na América do Norte, Europa, América do Sul, Ásia e África com 107 shows no total. A turnê foi vista com reações positivas da crítica que elogiu a presença de palco de Shakira e a energia durante os shows. A turnê foi transmitida várias vezes ao redor do mundo, e seus concertos no Palais Omnisports de Paris-Bercy dos dias 13 e 14 de Junho foi produzido seu álbum ao vivo Shakira Live From Paris. Shakira foi homenageada Personalidade do Ano de 2011.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shakira

Nenhum comentário:

Postar um comentário