terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hips Don't Lie



Hips Don't Lie é uma canção pop com ritmos latinos, cantada em inglês por Shakira e escrita por ela e Wyclef Jean para o segundo álbum em inglês dela, Oral Fixation Vol. 2.
A canção possui o mesmo ritmo de Dance Like This (escrita por Wyclef Jean e gravada pelo mesmo para a trilha sonora do filme Dirty Dancing - Noites de Havana em 2004). A canção aparece exclusivamente na reedição especial do álbum de Shakira.
A canção estreou-se na rádio de Los Angeles KISS FM no dia 14 de Fevereiro de 2006, no programa matutino de Ryan Seacrest. A canção pode ser ouvida por completa no website oficial de Shakira (www.shakira.com).
Shakira e Wyclef Jean cantaram a canção nos seguintes programas de televisão norte-americana: Saturday Night Live, American Idol, The Today Show, The Ellen DeGeneres Show, Live With Regis and Kelly e Total Request Live.
Hips Don't Lie aparece no jogo do vídeo game da EA MVP 06 NCAA Baseball e na trilha sonora do desenho animado A Era do Gelo 2.
Existem outras duas versões oficiais de Hips Don't Lie: uma cantada em espanhol (intitulada Será, Será) e outra intitulada The Bamboo Version. The Bamboo Version apresenta ritmos muito diferentes da canção original e foi escrita especialmente para Shakira cantá-la antes do jogo final da Copa do Mundo de Futebol de 2006 em Berlim, na Alemanha.
O single apareceu entre os 40 mais vendidos e tocados nas rádios da Revista Billboard em apenas quatro semanas depois de sua estreia oficial, tornando-se um dos maiores sucessos da cantora na língua inglesa. Hips Don't Lie tornou-se o único single da cantora a entrar no topo da lista oficial dos singles mais vendidos e tocados nas rádios dos EUA. A canção, no entanto, só foi lançada para o mercado digital em 27 de Maio de 2006 (mais de três meses após sua estreia nas rádios). A estratégia do selo de Shakira (Epic Records) foi bastante simples: primeiro popularizar a canção no rádio para aumentar as vendas do seu disco. Quando a Epic finalmente resolveu lançar a canção no mercado digital, ela atingiu a primeira posição na lista dos mais vendidos e tocados nas rádios dos EUA.
Ao ser lançado digitalmente, Hips Don't Lie conseguiu se tornar a canção com o maior número de downloads pagos numa única semana com aproximadamente 267.000 downloads. De acordo com o Instituto Nielsen, Hips Don't Lie quebrou também o record de Gwen Stefani, tornando-se a canção mais tocada nas rádios americanas em uma única semana, num total de 9637 vezes. Shakira também se tornou a primeira artista a ficar no topo da lista dos singles mais vendidos e tocados dos EUA e na lista dos singles em espanhol mais vendidos e tocados daquele mesmo país, simultaneamente.
Hips Don't Lie bateu o recorde como a canção de maior sucesso da década de 2000 cantada por uma cantora com um total de 9.845.000 pontos e, também, a segunda canção de maior sucesso desde 1999, perdendo apenas para Apologize, de Timbaland com OneRepublic, que conseguiu 9.996.000 pontos.
A canção atingiu o número um na lista dos singles mais vendidos da Espanha no dia 22 de Abril. Foi lançado lá e na América Latina (com exceção do Brasil) uma versão espanhola intitulada Será, Será (Las Caderas No Mienten). Essa nova versão é totalmente cantada em espanhol, com exceção da parte do rap de Wyclef Jean, que permaneceu em inglês.
O single foi lançado em 2 de Maio na Austrália, onde fez bastante sucesso, e acabou atingindo a primeira posição na lista dos mais tocados e vendidos. A canção foi lançada como single no Reino Unido em 12 de Junho, onde também conseguiu encabeçar a lista dos mais vendidos, empurrando Maneater de Nelly Furtado para a segunda posição. Hips Don't Lie já atingiu o topo das listas de mais vendidos e/ou tocados em mais de 40 países diferentes.
O single Hips Don't Lie é o terceiro single mais vendido dos anos 2000, só perde para Bleeding Love da cantora britânica Leona Lewis e Apologize do grupo OneRepublic.
O videoclipe da canção foi dirigido pela inglesa Sophie Muller e filmado em Los Angeles, Califórnia. Relativamente sem história alguma, o vídeo apresenta Shakira e Wyclef Jean cantando e dançando alegremente num ambiente parecido com uma arena. A maior parte das roupas apresentadas no videoclipe são originárias do carnaval de Barranquilla, cidade natal de Shakira. Há outra versão intitulada Fans Only Version e disponível apenas na internet, que apresenta somente imagens dos fãs da cantora dançando a canção.
Hips Don't Lie se provou ter bastante sucesso na MTV americana e na internet, encabeçando várias listas dos vídeos mais pedidos. No site Yahoo! permaneceu no primeiro lugar entre os mais pedidos por mais de sete semanas consecutivas. Sendo assistido mais de um milhão de vezes pelos visitantes daquele site, tornou-se o vídeo mais assistido de 2006 daquele domínio.


Será, Será (Las Caderas No Mienten)

Hips Don't Lie - The Bamboo Version

Hips Don't Lie - The Bamboo Version (Copa do Mundo)

Minha Opinião: Acho a maior música de Shakira de todos os tempos. Alcançou todo o mundo e a partir daí Shakira foi denominada estrela pop. O clipe eu não gostei muito, muito simples, mas a versão bambu é muito boa. Shakira começou a se dar bem em copas do mundo com essa versão. kkkk A partir daí, Shakira se transforma de vez em ícone e deixa de ser uma artista querendo chegar lá, para uma que serve de referência.

Ojos Así



Ojos Así, foi o quarto single do álbum Dónde Están los Ladrones ? em 23 de Julho de 1999. Hoje, Ojos Así é um dos maiores sucessos da carreira de Shakira. A canção alcançou os Tops em países como Argentina, Colômbia, México e até mesmo Romênia e se saiu bem nas paradas da Billboard Americana: Hot Latin Songs e Latin Pop Airplay.
O álbum de estreia em inglês de Shakira, Laundry Service, apresenta uma versão em inglês da música chamada Eyes Like Yours, que é acreditado ter sido gravada ao mesmo tempo que Ojos Así quando Shakira estava considerando traduzir seu material em espanhol. A versão foi feita em parceria com a cantora Gloria Estefan. Shakira performou Ojos Así em todas as suas turnês mundiais.
Ojos Así possui letra em espanhol e alguns trechos em árabe (que não foram escritos e cantados pelo famoso cantor egípcio Amr Diab, como acreditavam). Shakira também canta em árabe na versão original, no single e em vários remixes da música.
A música se tornou bastante popular nos países da América Latina e se tornou o maior hit de Shakira em espanhol na época desde Estoy Aquí. Foi também um dos sucessos de Shakira na Romênia. Também foi sua carta de apresentação na Ásia e logo converteu-se como um sucesso na Espanha, onde, curiosamente, nunca foi lançada.
O videoclipe da canção mostra Shakira dançando e atuando com um homem. No fundo há um olho de neon gigante, que joga chispas. Também há clips de Shakira dançando a dança do ventre diante de um fundo roxo. Nestes clips há serpentes pintadas em seu braço. Também neste dava para notar uma mudança na cor do cabelo da cantora, que passa de moreno para uma cor avermelhada. O áudio do vídeo não é a versão original da canção, mas a versão do single.


Eyes Like Yours - Versão em Inglês (da música)


Minha Opinião: essa música é, como a própria Shakira disse, um desabafo de expressar suas origens Libanesas. Shakira disse que sempre que ouve esse estilo de música seus quadris se movimentam sozinhos. E que foi e é um sucesso ninguém pode negar. A música é incrível, com uma batida oposta ao que ela normalmente fazia, Ojos Así veio para adicionar mais um estilo aos vários estilos que Shakira apresenta. O único bad do clipe é que apesar da beleza de Shakira, neste clipe quando ela canta com a banda ela tá meio estranha. :s Não sei se é a sobrancelha, mas enfim... quem se importa não é mesmo ? kkk
A apresentação de Ojos Así no DVD Live & Off the Record , para mim, é a melhor apresentação do hit, como sugestão pessoal eu posto aqui embaixo.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Don't Bother



Don't Bother é o primeiro single do segundo álbum em inglês de Shakira, Oral Fixation Vol.2. A canção fala de como a cantora rejeita um pedido de perdão de seu ex-namorado (que deixou-a arrasada quando eles terminaram e agora vai se casar com outra mulher). Ela diz a ele pra não se preocupar se ele feriu os sentimentos dela, porque ela não passará o resto de sua vida chorando por ele, ela irá retomar sua vida. 
O videoclipe, dirigido pelo artista visual Jaume de Laiguana, mostra o namorado de Shakira retornando à casa da cantora de manhã (o que insinua que ele passou a noite com outra) e deitando-se para dormir. Quando ele dorme, Shakira pega a chave do carro dele e dirige até um ferro velho. Quando chega lá, ela começa a destruir o carro dele, fazendo uma espécie de vudu com ele usando seu carro. Tudo que ela faz com o carro se reflete no corpo dele. Algumas cenas de Shakira no chuveiro também são mostradas. 
A canção figurou na Europa, Austrália e Canadá no Top 10 de vários rankings, chegando a primeiro lugar no Danish Singles Chart da Dinamarca e Finland Top 20 da Finlândia, além de segundos e terceiros lugares nos Austrian Singles Chart (Áustria, #2), Belgium Flemish Ultratop 50 (Bélgica, #2), Belgium Wallonia Ultratop 40 (Bélgica, #2), French SNEP Singles Chart (França, #2), Swedish Singles Chart (Suécia, #2), Romanian Top 100 Singles Chart (Romênia, #3) e Slovenia Top 20 (Eslovênia, #3). Figurou nos rankings dos EUA em 42° lugar da Billboard Hot 100, 25° no Pop Songs; no Reino Unido apresentou 9° lugar no UK Singles Charts e, segundo a United World Chart, ela alcançou 5° no planeta. 


Minha Opinião: muuuuuito legal ver esse clipe em que Shakira consegue dar a volta por cima. A música é contagiante e o clipe tem uma história curta e direta. Gosto disso. A fase Oral Fixation de Shakira foi bem característica, e esse clipe mostra bem um pouquinho dessa fase.

domingo, 29 de janeiro de 2012

La Tortura



La Tortura é uma canção em dueto entre os cantores Shakira e Alejandro Sanz, composta por ambos e Luis Fernando Ochoa. A canção foi lançada como o primeiro single do sexto álbum de estúdio de Shakira, Fijación Oral Vol. 1, de 2005. De acordo com o Media Traffic, La Tortura é a canção em língua espanhola mais famosa de todos os tempos e a 46a em geral. Em 2006 a canção venceu dois prêmios Grammy Latino nas categorias de Canção e Gravação do Ano.
A canção, assim como o videoclipe (dirigido por Michael Haussman), fala basicamente de uma mulher que foi "torturada" pela infidelidade de seu namorado e que por isso deixou-o, mas ele acaba retornando fazendo falsas promessas e suplicando por perdão. O videoclipe tenta acentuar um lado mais sensual da cantora, mostrando-a dançando de maneira apimentada coberta de oleo negro.
O videoclipe é bastante simples: de seu apartamento Sanz espia Shakira, que mora do outro lado da rua e está entrando em seu prédio. Ela entra em seu apartamento e troca de roupa, enquanto Sanz relembra as coisas que eles fizeram no passado, enquanto ainda eram casal. Logo após, Shakira coberta de óleo negro dança eroticamente. Algumas cenas de Shakira e Sanz tomando banho juntos também se intercalam durante isso.
O videoclipe por si só já é bem notável, já que foi a primeira vez em que a MTV americana mostrou um episódio inteiro de Produzindo o Vídeo (Making the Video) em outra língua (com legendas em inglês). Foi também o segundo vídeo totalmente na língua espanhola a entrar na contagem dos dez vídeos mais pedidos do Total Request Live (TRL). Há também um videoclipe para o Shaketon mix (também dirigido por Haussman), um remix encontrado tanto no álbum quanto no cd single.
Desde o seu lançamento como um single, a canção se tornou uma das mais importantes em espanhol a se infiltrar na cultura dos países que falam inglês, mais notavelmente os EUA (que chegou ao Disco de Platina), a Austrália e o Canadá. A Sony-BMG decidiu não lançar a canção como um single no Reino Unido, o que chateou a cantora, já que o mercado britânico nunca foi o seu forte. O videoclipe da canção foi indicado como Escolha da Audiência (apesar de ter perdido para American Idiot, do Green Day) nos prêmios Video Music Awards de 2005 da MTV. Shakira cantou com Sanz a canção durante a cerimônia, notavelmente, a primeira vez em que um convidado interpretou uma canção totalmente em outra língua além da inglesa.
La Tortura esteve entre os 40 singles mais vendidos e tocados do ranking da Revista Billboard em menos de dez semanas (conseguiu chegar até a posição 23). Entre o ranking dos singles latinos mais vendidos e tocados da mesma publicação, La Tortura também bateu recordes, apareceu no primeiro lugar por 25 semanas não consecutivas. Talvez La Tortura seja a maior canção em espanhol a fazer sucesso mundial desde a febre da Macarena em 1996. La Tortura chegou a posição #2 na United World Chart, sendo a segunda canção mais executada e comprada no mundo entre as semanas 35 e 36 de 2005.

La Tortura

La Tortura (Shaketon Reggaeton Remix)

Minha Opinião: Essa música é, sem dúvida, a carta na manga de Shakira. É incrível! Tem ótimo ritmo e uma batida que a quilômetros de distância você sabe que pertence a um cd dela. Um featuring que mereceu (e merece destaque) pela qualidade sonora e criatividade de Shakira e Alejandro Sanz. Sempre que ouço essa música involuntariamente me mecho. Incrível kkkkkk

Inevitable


Inevitable foi escrita e produzida por Shakira, lançada como o terceiro single do multiplatinado álbum Dónde Están los Ladrones ? (1998). Apesar de Inevitable não ter alcançado o número 1 na parada da Billboard Hot Latin Tracks, tem sido considerada uma das músicas de maior destaque na carreira de Shakira. Houve uma mudança notável da sua versão original desde o seu desempenho no dvd MTV Unplugged (1999), onde ela segura a nota de Inevitable na segunda estrofe.
No clipe, Shakira está cantando a música para uma plateia em um palco circular. O vídeo começa com a luz de velas da plateia. Com a progressão da música, luzes iluminam ela e a sua banda conforme ela balança a cabeça. Perto do final do vídeo bolhas e confetes caem de cima, a música fica lenta até quase alcançar uma forma acústica e  o vídeo acaba com Shakira segurando seu microfone sobre a cabeça. Parte desse vídeo foi utilizada para promoção da Pepsi. No comercial, as pessoas da plateia estão segurando latas de Pepsi, que abriu ao ritmo da música.
Além disso, uma versão em inglês também foi escrita, que foi planejada para uma versão em inglês do álbum Dónde Están los Ladrones ?. É intitulada Inevitable (Inglês) e foi realizada em alguns shows nos EUA, como The Rosie O'Donnell Show e The ALMA Awards, sendo a última realizada com Melissa Etheridge. No entanto, os planos foram logo desfeitos e Shakira lançou em vez disso o álbum Laundry Service. A música alcançou a 3a e a 2a posição na parada da Billboard Latin Songs e Billboard Latin Pop Songs, respectivamente.

Clipe

Versão em inglês no The Rosie O'Donnell Show (com legenda (= )

Comercial da Pepsi - Inevitable




Minha opinião: Inevitable é uma música que tem uma letra bem sentimental e que Shakira parece adorar, pois está presente em todos os seus dvds e desde o cd Dónde Están los Ladrones, em todas as turnês. Não gosto muito da música, mas sem motivo. Não bate muito sabe ? Mas o clipe foi muito bem feito e o comercial da Pepsi ficou espetacular. Já a versão em inglês ficou estranha ao meu ouvido. Apesar de não ser a minha favorita, faz parte da história de Shakira e é um bom exemplo do antigo estilo que Shakira apresentava.

She Wolf



She Wolf é o primeiro single do terceiro álbum em inglês dela, que possui o mesmo nome. A versão da canção em espanhol, Loba, que estreou em 29 de Junho de 2009 foi usada para promover o álbum em inglês nos países que falam a língua espanhola. A estreia mundial de ambas as canções ocorreu em 14 de Julho.
O clipe foi gravado de 9 a 12 de Junho de 2009 em Los Angeles e foi dirigido por Jake Nava. O site de Shakira descreveu o clipe como "um vídeo sexy invertido dirigido por Jake Nava e que contém metamorfoses de uma mulher conhecida pelas suas técnicas únicas de dança". Dá para notar que ela utiliza uma técnica muito conhecida do Michael Jackson, o The Lean (inclinação de 45 graus).
A versão em espanhol da canção entrou na parada latina da Billboard na 23a posição. Na semana seguinte avançou para a 17a, atingindo depois a 1a posição (que foi liderada por 6 semanas). Na parada Top 40 da Espanha a música chegou a 5a posição. No Hot 100 dos EUA a canção foi muito bem, chegando até a posição #11. No Brasil também, onde chegou entre as 5 mais no Hit Parade Brasil e liderando o Top Request da Rádio Jovem Pan e chegando em #3 no Hot 100 Brasil. No Reino Unido a canção debutou em #25 e subiu para #5 na semana seguinte se tornando um big hit. A música chegou a posição #2 do UWC Singles, se tornando a segunda música mais tocada no mundo na época, perdendo apenas para I Gotta Felling, do Black Eyed Peas.

Versão do Clipe em espanhol

Versão do clipe em inglês

Minha Opinião: She Wolf é uma música que realmente mostra uma face diferente de Shakira (até então ;X). Esse é o legal de ter inúmeras faces - poder ser tudo. Apesar do fim desnecessário do clipe - não gostei do figurino dela nem da ideia - o clipe também é muito bom e expressa mais uma vez o quanto ela é sexy e cheia de personalidade.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estoy Aquí



Estoy Aquí é uma canção escrita por Shakira e Luis F. Ochoa para o terceiro álbum dela, Pies Descalzos (1996). Foi o primeiro single dela em espanhol a fazer sucesso mundial. Foi lançado como single no ano de 1996. Dois videoclipes diferentes foram feitos para promover a canção. O primeiro deles foi dirigido por Simon Brand e foi lançado na América Latina. Este vídeo apresenta Shakira tocando seu violão e cantando numa fazenda durante o inverno.
O outro videoclipe foi dirigido por Christophe Gstalder e foi feito para promover a canção nos países europeus. Este vídeo apresenta Shakira andando em volta de uma casa, provavelmente a dela, e cantando num sofá. Algumas imagens de um violão pegando fogo também aparecem nesse videoclipe.
A canção atingiu a posição de número 2 na lista dos singles em espanhol mais vendidos da Revista Billboard. A canção faria enorme sucesso na Europa também, mas é no Brasil onde é conhecida como a canção mais lembrada de Shakira. Devido isso, Shakira gravou uma versão remixada da canção em português, intitulada Estou Aqui. A cantora inclui tal versão da canção no que seria seu próximo álbum, The Remixes (1997).

Estoy Aquí - Versão América Latina
Estoy Aquí - Versão Europeia
Estou Aqui - Versão em Português (da música, o clipe é a versão América Latina)

Minha Opinião: Preciso dizer que adoro essa música ? kkk é um marco na carreira de Shakira e tem uma letra muito bonita. O clipe versão América Latina achei mais bem produzido, mas a versão europeia também não deixa a desejar. A versão da música em português é muito legal, não tinha ouvido antes. Muito bom!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Te Dejo Madrid



Em Te Dejo Madrid, Shakira descreve o quanto gosta da cidade de Madrid (deja vu com Piqué ? ;X), capital da Espanha. A canção é encontrada no primeiro álbum em inglês da cantora, Laundry Service. É uma das únicas canções em espanhol do álbum. 
Foi lançada como single em vários países da Europa, mas não nos EUA (por motivos óbvios). O single atingiu o número um na lista dos mais vendidos na Argentina, Colômbia, México e Peru, mas na Espanha, atingiu o número 7 (que sacanagem -.-).
O videoclipe mostra Shakira como uma toureira numa arena de Madri. Esse clipe é bastante lembrado pelo processo que o toureiro espanhol El Juli abriu contra a cantora pelo uso de imagens dele sem permissão. Os dois acabaram fazendo um acordo no tribunal. 


Minha opinião: Acho a música bem interessante e envolvente em certas partes, mas não entraria numa lista minha de top's da Shakira. Já o clipe é bem feito e, na minha opinião, chega a ser engraçado. Bom de assistir. (=

E o primeiro clipe é: Whenever, Wherever



Whenever, Wherever foi o primeiro single em inglês de Shakira e o carro chefe do álbum Laundry Service (2001), seu álbum de estreia em inglês. Foi uma das músicas mais executadas do planeta no ano de 2002.
Foi composta por Shakira em parceria com Gloria Estefan (desculpaê) e Tim Mitchell e surgiu com a tarefa de criar uma canção em inglês que conseguisse manter a identidade musical de Shakira, conhecida especialmente por fazer com que diferentes estilos musicais coexistam em harmonia. Tendo ainda que preparar uma canção que fosse comercial o suficiente para ser um single, Shakira optou por mesclar rock a um pop dançante, flautas andinas e tambores brasileiros (ói nóis na área). A música surgiu inicialmente em espanhol, como "Suerte" (eu pelo menos não curto muito ;S). Dado ao resultado do trabalho e devido à inexperiência de Shakira em compor em inglês, Glória Estefan a ajudou na composição desta versão ( O: ).
Estima-se que o videoclipe da canção, dirigido por Francis Lawrence, tenha sido orçamentado em cerca de 1 milhao de dólares (avaliem o que ele lucrou ;) ) Foi o maior single de Shakira até Hips Don't Lie (2006), conseguindo alcançar a sexta posição na Billboard e alavancando as vendas de Laundry Service, que vendeu mais de 13 milhões de cópias no mundo todo. 
Foi número 1 em mais de 20 países, incluindo o Brasil (sempre indo com a galera kkkk), e ganhou 16 platinas, 2 ouros, e 1 disco de diamante na França. Também foi a única música da história a entrar em uma parada musical depois de 5 anos.

Whenever, Wherever
                                            


Suerte
     

Minha opinião: Acho a música incrível! A letra é meio esquisita em certas partes, mas no todo é uma ótima  música para ouvir e dançar ainda hoje. Acho que não existe nenhum fã de Shakira que não goste dessa música. O clipe, apesar de caro, não parece ser tão moderno assim, mas para a época foi um super up na carreira dela. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

The Beginning


Oi a todos (ou a ninguem) que estão lendo isso agora !
Não sei se essa ideia é original, mas o lance é que faço esse blog com a intenção de postar clipes da Shakira, divididos por álbum. Sei, sei... não é nada inovador. Mas o propósito maior do blog (que surgiu na minha cabeça só para que eu mesmo tivesse menos trabalho em encontrar seus clipes) é organizar os clipes dela de uma forma legal, bacana, e ainda, as vezes, abrir discussões sobre o trabalho dessa cantora colombiana que é um sucesso mundial. Espero que todos vocês (ou apenas eu) gostem do blog e enjoy. ^^

AleexCavalcantee'