Todos nós sabemos que o próximo single a chegar nas rádios de Shakira é Addicted to You. A música é bastante legal e tem uma pegada que lembra Loca (pertencente ao mesmo álbum, Sale el Sol). Assim que chegar nos charts, todos nós temos que saber as letras. (!) Vamos praticar ?
Addicted to You Viciada em Você
Debe ser el perfume que usas Deve ser o perfume que você usa
O el agua con la que te bañas Ou a água com que você toma banho
Pero cada cosita que haces Mas cada pequena coisa que você faz
A mí me parece una hazaña Eu acho uma façanha
Me besaste esa noche Me beijou esta noite
Cual si fuera el único día de tu boca Como se fosse o único dia dessa sua boca
Cada vez que me acuerdo Toda vez que eu me lembro
Yo siento en mi pecho el peso de una roca Eu sinto no meu peito o peso de uma rocha
Son tus ojos marrones São seus olhos castanhos
Con esa veta verdosa Com essa veia saltando
Es tu cara de niño Seu rosto de criança
Y esa risa nerviosa E aquele riso nervoso
I'm addicted to you Eu estou viciada em você
Porque es un vicio tu piel Porque a sua pele é um vício
Baby I'm addicted to you Baby, estou viciada em você
Quiero que te dejes querer Quero que você me deixe te querer
Por el puro placer de flotar Pelo simples prazer de flutuar
Ahora sí me llevó la corriente Agora, se eu pegar a corrente
Ya no puedo dormir ni comer Eu não consigo mais dormir ou comer
Como lo hace la gente decente Como as pessoas decentes fazem
Tu recuerdo ha quedado E a sua memória ficou comigo
Así como un broche prendido Assim como um broche preso
A mi almohada A meu travesseiro
Y tú en cambio que tienes memoria E você, o oposto, tem memória
de pez no te acuerdas de nada Fraca, você não lembra de nada
Son tus manos de hombre São suas mãos de homem
El olor de tu espalda O cheiro das suas costas
Lo que no tiene nombre O que não tem nome
Lo Logró tu mirada O seu olhar
REPEAT CHORUS REPETE O REFRÃO
Agora é só aprender e esperar o lançamento oficial do single nas próximas semanas. (=
Tú é uma canção encontrada no quarto álbum de estúdio de Shakira, Dónde Están los Ladrones?, escrita e cantada pela própria. Tú foi lançada como segundo single do álbum e, assim como seu antecedente, Ciega, Sordomuda, alcançou número 1 no chart Billboard Hot Latin Tracks. Tú também passou pelo Hot 100, tendo pico na posição #89 e se transformando no primeiro single de Shakira a aparecer no chart. Alguns fãs consideram essa canção como a canção mais tocante e inspiradora de Shakira.
Desde a performance de Shakira MTV Unplugged em 1999, Shakira alterou essa canção a um mix no Piano, onde sua extraordinária habilidade vocal é interpretada no final da canção. Shakira, que não cantava essa canção desde a Tour of the Mongoose, tocou essa música por conta própria no Rock in Rio na Espanha.
Dirigido por Emílio Estefan Jr., o videoclipe de Tú é filmado em preto e branco e apresenta Shakira numa sala cheia de coisas. No início, ela é vista olhando para a direita, onde ela começa a cantar. Ao longo da música ela se move pela sala, vai a geladeira, se senta etc. até que um trio de cordas vem, Soon Hee Newbold no violino, Jason Bendler no violino e Erin Michael Retting no cello e começam a cantar a música dela. No final, a câmera mostra o lado de fora e o chão. A versão colorida do vídeo também está na internet.
Tú
Tú (em cores)
Minha Opinião: O CD Dónde Están los Ladrones? não foi consagrado gratuitamente. Tú é mais uma canção que exala sentimento em cada frase e faz com que quem a ouça se sinta emocionado. Incrível de escutar, e como sugestão pessoal, indico assistirem a performance ao vivo no MTV Unplugged. É muito engraçado ver Shakira começando, ainda tímida no palco nessa performance. Sempre sorrio ao ver que ela fica sem jeito na primeira frase da canção.
Día de Enero é o terceiro single do álbum de 2005 em espanhol de Shakira, Fijación Oral Vol.1. Foi lançado depois do grande sucesso comercial dos singles La Tortura e No. Escrita e composta pela cantora, Día de Enero é uma canção amorosa que mostra como ela conheceu seu ex-noivo por 10 anos Antônio de la Rúa, num dia de Janeiro. A canção também faz uma pequena referência a dois famosos personagens de histórias em quadrinhos da América Latinha, Eneas & Benitín. A canção também fala dos problemas que atravessaram devido a crise argentina, e continuaram seu relacionamento.
O videoclipe foi dirigido por Jaume de Laiguana (mesmo diretor de Don't Bother), foi filmado em uma praia da Califórnia e mostra Shakira em um entardecer cantando e caminhando descalça pela areia. O vídeo é um sucesso no Youtube, superando atualmente as 3.800.000 visualizações.
Día de Enero entrou no Top 40 no Hot Latin Tracks e também foi número 1 no Bubbling Under. O single nunca entrou no Hot 100, provavelmente devido a Hips Don't Lie ter começado a ser mais popular. Na América Latina, por outro lado, a canção foi muito bem recebida.
No America Top 100 (listas oficiais do continente americano) esteve 5 semanas no Top 5, e em duas dessas no número 1. Foi a 6a canção mais famosa do ano na Argentina (a mais famosa foi Hips Don't Lie). O vídeo chegou a ser o #10 mais famoso segundo o Super Ranking 60-06 do Much Music com os 60 melhores vídeos do ano e #26 no Top Latin Anual do RitmosonLatino (onde Hips Don't Lie também foi o primeiro). Foi a 11a canção mais famosa de 2006 na América Latina. Também foi #8 do AméricaTop100. Seu sucesso foi parado pelo fenômeno Hips Don't Lie que ocupou o #1 em quase todos os charts de fim de ano.
Minha Opinião: Essa música (que foi uma declaração de amor a Antônio de la Rúa) consegue passar uma sensação de carinho a quem a escuta. Muito melódica e CHEIA de romantismo além das farpinhas críticas de Shakira, essa canção tem um tempero bem gostoso de se ouvir. É uma pena que tenha sido ofuscada por Hips Don't Lie, mas agora ela tá no blog para todos nós nos deliciarmos. Enjoy essa música, conselho.
Waka Waka (This Time for Africa) é uma canção de Shakira com a participação da banda sul-africana Freshlyground. Foi escolhida como a canção tema da Copa do Mundo FIFA de 2010, que foi sediada na África, e liberada para download digital em 11 de Maio de 2010. Também é uma das faixas do álbum Listen Up! The Official 2010 FIFA World Cup Album. A canção foi apresentada pela cantora e pela banda no show de abertura da copa (Soweto, 10 de Junho) e na cerimônia de encerramento, em 11 de Julho de 2010 no Estádio Soccer City em Joanesburgo. Shakira gravou uma versão em espanhol, intitulada Waka Waka (Esto es África).
Após a canção ser escolhida como tema oficial da Copa do Mundo de 2010, Shakira falou que estava honrada pela escolha e que a Copa era um milagre de entusiasmo mundial, conectando cada país, raça, religião e condição ao redor de uma única paixão. Representa um evento que tem o poder de unir e integrar, e essa canção é sobre isso. Zolani Mahola, da banda Freshlyground disse que estavam animados por colaborar com Shakira em Waka Waka (This Time for Africa), especialmente porque sentiam que a canção capturava o espírito e a energia da Copa do Mundo na África.
O videoclipe de Waka Waka (This Time for Africa) foi lançado em 3D, assim como na forma padrão. Jogadores de futebol como Lionel Messi, Daniel Alves, Gerard Piqué (que depois de um tempo iria virar o namorado de Shakira) e Rafael Márquez aparecem no vídeo, assim como outras pessoas de várias culturas, que foi liberado em Maio de 2010.
A canção foi criticada por parte da população africana, que desejava que um artista local cantasse o tema da Copa, enquanto outros acreditavam que Shakira traria mais prestígio para o evento.
Como já era de se esperar, a canção ficou em primeiro lugar de várias tabelas musicas de vários países, como Alemanha, Espanha, França e Itália.
Waka Waka (This Time For Africa)
Waka Waka (Esto es África)
Waka Waka (This Time for Africa) no concerto de abertura da Copa do Mundo FIFA
Waka Waka (This Time for Africa) no concerto de encerramento da Copa do Mundo FIFA
Minha Opinião: Eu não sei se sou só eu, mas sinto como se essa música passasse energias positivas. Waka Waka (This Time for Africa) foi uma oportunidade que Shakira teve de repopularizar seu trabalho no globo e funcionou de forma incrível. Não que ela estivesse esquecida, mas o trabalho She Wolf foi mais focado no público americano, e no Brasil não fez tanto sucesso assim. O clipe é incrivelmente envolvente e as apresentações ao vivo dignas de uma cantora internacional como ela.
Olá pessoal ! Vamos a mais um Understandin' the lyrics - Entendendo a letra. Acho que é melhor eu trabalhar aqui com músicas que não tenham virado single, e caso tenham virado não tenham clipe. Não que eu não possa colocar, claro que eu posso (e eu vou tá?), mas a prioridade é das sem clipes. No post de hoje, a referida música é Why Wait. A canção está presente no álbum She Wolf, e é executada na última turnê da cantora, The Sun Comes Out World Tour. Let's go ? (Vamos lá ?)
O primeiro single do aclamado álbum de Shakira, Dónde Están Los Ladrones?, foi Ciega, Sordomuda. A canção alcançou o número 1 no Hot Latin Tracks da Billboard por três semanas em 1998. Foi um hit por toda a América Latina, alcançando primeiro lugar em quase todos os países. Além disso, alcançou número 1 no Romanian Top 100 em 1999. A canção se transformou em uma das canções de maior sucesso da década de 90. Ela permaneceu sendo uma das canções mais conhecidas de Shakira e foi performada várias vezes desde o seu lançamento, incluída inclusive durante sua última turnê, The Sun Comes Out World Tour. A canção também esteve no ranking de uma das melhores canções dos anos 90 e ficou em 7° lugar nas 100 maiores canções dos anos 90 em espanhol, de acordo com a VH1.
O videoclipe começa com uma mulher usando uma peruca e trompetes tocando ao fundo. Em seguida, a mulher é detida junto com outras pessoas, incluindo a própria Shakira. Shakira conhece um homem que mais tarde se veste como policial e ambos fogem - ele é o namorado dela no videoclipe. Shakira se esconde em uma loja de perucas fingindo ser um manequim (ficou igual!) e dirige um carro de olhos vendados enquanto é perseguida na cidade. No final, a polícia ataca o clube de dança onde os fugitivos estão dançando, mas Shakira foge com seu namorado. Mais tarde, a polícia encontra fitas de vídeo de Shakira e assistem; algumas das cenas são de seu vídeo de 2000, No Creo e do próprio videoclipe. Ainda assistindo, os policiais rasgam suas camisas e revelam circuitos funcionando abaixo delas.
Minha Opinião: Nunca fui fã dessa música, mas só até assistir esse clipe. Shakira, com os cabelos a la Dónde Están Los Ladrones, fez um videoclipe incrível e com bastante bom humor. As ideias que ela usa são tão diferentes que chegam a hipnotizar os que acabam de conhecer seu trabalho. Se ela não fosse cantora, com certeza seria manequim de perucas porque ela ficou IDÊNTICA as outras kkkk
Antes de las Seis é o quarto single do terceiro álbum bilíngue de Shakira, Sale el Sol, lançado em 21 de Outubro de 2011. A canção foi confirmada como o primeiro single do álbum ao vivo Shakira: Live From Paris. Após o site oficial de Shakira em inglês revelar o lançamento do álbum, eles revelaram que a versão do single seria lançada em 31 de Outubro de 2011. O videoclipe para a música foi adicionado para a conta VEVO de Shakira para promover o single. A canção foi também performada durante o Latin Grammy Awards de 2011, onde Shakira foi condecorada como Personalidade do Ano de 2011. Além desses dias, Shakira também se apresentou com o single durante o prêmio Los 40 Principales de 2011 na Espanha, usando a mesma performance do Latin Grammy 2011 exceto por Shakira estar apresentando cabelo curto e um longo vestido azul ao invés de uma roupa branca.
A canção foi escrita e produzida por Shakira e Lester Mendez. A canção foi descrita como breather ballad do álbum Sale el Sol por Stephen Thomas Erlewine. Seguindo o lançamento digital, Antes de las Seis entrou no Gaon Chart da Coreia do Sul, inicialmente na posição 30.
Shakira revelou o lançamento do single em seu site oficial em 20 de Outubro de 2011 junto com a capa do single. O single foi lançado em 21 de Outubro de 2011 na rádio Los 40 Principales. Uma versão ao vivo da canção foi também lançada como o primeiro single para Shakira: Live From Paris em 31 de Outubro de 2011.
O videoclipe de Antes de las Seis foi filmado ao vivo em 2011 no Palais de Bercy, Paris, e fez parte do DVD. Ele foi adicionado ao VEVO em 3 de Novembro de 2011.
O single foi cantado ao vivo por toda a parte norte americana e em datas específicas durante a segunda etapa da The Sun Comes Out World Tour.
Single 04 - Antes de las seis by Shakira on Grooveshark
Antes de las Seis - Shakira: Live From Paris
Minha Opinião: Antes de las Seis é muito gostosa de ouvir e ao vivo proporcionou uma performance incrível para Shakira e sua expressividade. Romântica (ao bom e velho gosto de Shakira), a canção alcançou a todos que buscavam algo mais light no trabalho Sale el Sol.
Se Quiere, Se Mata foi o quinto single lançado do terceiro álbum de Shakira Pies Descalzos (1996). Escrita e composta por ela mesma, a canção foi um hit Top 10 no México e no Billboard Hot Latin Tracks nos EUA. A canção lamenta a estória de um jovem casal, Braulio e Dana, e a escolha deles de ter um aborto. Apresentados como um casal inocente amado por suas famílias, os dois se sucumbiram aos desejos sexuais e Dana engravidou. Entretanto, melhor que admitir isso para suas famílias e vizinhos, eles escolheram abortar. O aborto deu errado e resultou na morte de Dana.
O videoclipe foi dirigido por Juan Carlos Martin e alcançou número 1 no Telehit Top 25. O líder da época da banda mexicana Zoé, León Larregi, aparece nesse video como Braulio. O vídeo mostra Shakira contando a história de Braulio e Dana; e conforme a música continua, há shots dela em um quarto pequeno, com um vestido preto e outras onde ela veste um vestido vermelho em uma sala verde cheia de papeis, muito provavelmente referenciando as regras da sociedade. No vídeo, aparece de forma censurada, como Braulio e Dana sucumbiram a seus desejos sexuais e também uma pequena cena de The Doctor, que Dana vai para abortar seu bebê, resultando em sua própria morte.
post sugerido pelo leitor Geraldo Neto.
Minha Opinião: A música é mais um daqueles pop rocks bem calminhos ao estilo do início da carreira de Shakira. Sempre tratando de temas que merecem destaque, Shakira fala de aborto e alerta para isso de forma beeeeem direta. Chega a doer quando ouço Shakira dizer: "Por haber traido un habitante mas a ingresar a esta podrida ciudad donde lo que no se quiere se mata" mas infelizmente é uma triste realidade. Parabéns atrasado (tipo, uns 16 anos) pela música, Shakira.
Hoje o post é diferente. Vez ou outra é legal incorporar ideias novas, e a ideia de hoje é adicionar ao blog um espaço chamado de Understandin' the lyrics - Entendendo a letra. Shakira como uma cantora internacional competente escreve suas músicas em inglês e em espanhol, e tem muita gente que não entende absolutamente nada do que tá "cantando". Começamos hoje (mais uma vez) com a tão comentada Whenever, Wherever. A música, até hoje, rende comentários pejorativos de muitas pessoas por falar de temas sem conexão e muitas vezes sem sentido. Mas porque será ? Vamos ver! (=
Com muita sensualidade e pouca timidez, Shakira impressionou o público presente no Pyramid Stage na tarde de 26 de Junho de 2010, onde aconteceu o 4° dia do Festival Glastonbury em Pilton, Inglaterra. Antes de subir ao palco, Shakira escreveu em seu twitter: "Estou muito emocionada por estar aqui". Com muitos rebolados e contorções no palco, ela cantou os sucessos Whenever, Wherever, She Wolf e Hips Don't Lie, além de Waka Waka (This Time For Africa), tema da copa do mundo de futebol da África.
A empolgação da cantora contagiou o público que não ficou parado durante sua performance. "70 mil pessoas fazendo o uivo em She Wolf foi surpreendente. Awwuuuu!", escreveu Shakira em seu microblog (@shakira) emocionada ao ver as pessoas participando de sua apresentação.
Minha Opinião: Pois é, pela primeira vez minha opinião vem no começo e não depois do clipe rs. O foco do blog não é, de fato, postar os shows dela e sim os clipes, mas essa apresentação de Shakira foi épica. O Festival Glastonbury, como vocês leram, acontece na Inglaterra, país em que Shakira conseguiu seu sucesso depois de muito esforço e dedicação. Com um público amante de rock e bandas alternativas, Shakira conseguiu o seu espaço e fez o show mais multicultural de sua carreira, cantando apenas nove músicas. Todos os estilos que Shakira trabalhou estão nesse show. Desde o rock de Si Te Vas, passando pelo pop clássico de She Wolf, a dança do ventre em Ojos Así, a balada romântica de Underneath Your Clothes até chegar ao rap de Gordita (com direito a participação de Calle 13 e tudo). Ver o crítico público britânico uivando não é algo que você vai ver pelos próximos muitos e muitos anos. Muito bom ver o quanto Shakira é eclética e se adapta bem a qualquer público com bom gosto e energia de sobra. Recomendo assistirem a esse show - que é bem curtinho - e se apaixonarem ainda mais por essa cantora barranquillena que conquistou o mundo.
Setlist: Ojos Así, Whenever, Wherever, Si Te Vas, Underneath Your Clothes, Gordita, Islands (cover da banda The XX), She Wolf, Waka Waka (This Time For Africa) e Hips Don't Lie.
Entrevista de Shakira depois do show - Em inglês, com legendas em espanhol.
Moscas En La Casa foi lançada como single do álbum Dónde Están Los Ladrones? no ano de 1999. Na canção, Shakira explica o sentimento de tristeza que deixa uma relação falida, como são os dias sem o seu parceiro e como ela foi abandonada à espera do retorno do seu parceiro.
Depois de muito, Shakira admitiu que os temas de Moscas En La Casa e Que Vuelvas foram devido a sua relação com o ator Osvaldo Ríos. "A primeira, eu escrevi no Brasil no momento maravilhoso do amor, quando há apenas virtudes e não se vêem os defeitos, e a segundo eu compus quando descobri que tinha que chorar sobre um morto, quando o amor está pálido e doente; foi o declínio da relação".
Apesar de Moscas En La Casa ser simples, não teve videoclipe. foi apenas promovido na rádio. No entanto, um ano após o seu lançamento, se utilizaria a performance ao vivo do DVD MTV Unplugged como vídeo promocional que em 9 de Setembro de 2011 foi adicionado a conta oficial de Shakira no Youtube e tem um pouco mais de 560.000 acessos.
Minha Opinião: Moscas En La Casa é uma música linda. Letra cheia de comparações e profundo sentimento. Dava pra notar a falta que o amor dela fazia... dá até pena. rs Aconselho ouvir Moscas En La Casa nos seus momentos de calma. Boa Canção.
Objection (Tango) é cantada em inglês, enquanto que Te Aviso, Te Anuncio (Tango) é a versão desta em espanhol. Objection (Tango) foi a primeira canção escrita por Shakira em inglês. A ideia de misturar pop, rock e tango surgiu surgiu das frequentes visitas a Argentina durante o processo de pré-produção de seu álbum.
Objection (Tango) e Te Aviso, Te Anuncio (Tango) ganharam versões afro-punk, onde o tango é substituído por percussões. Tal versão de Objection (Tango) foi interpretada pela cantora nos Video Music Awards da MTV em 2002.
No folheto que acompanha o álbum, a letra de Objection (Tango) está apresentada de forma errada. Lá está escrito: next to her cheap silicon (perto do silicone barato dela). Silicon (sem e) é silício em inglês, enquanto que a cantora estava se referindo a silicone.
Ambas as canções foram lançadas como single pela cantora. A versão inglesa atingiu a posição de número 55 na lista dos singles mais vendidos da Revista Billboard, enquanto que a versão em espanhol atingiu a posição de número 16 na lista dos singles em espanhol mais vendidos da mesma publicação.
Objection (Tango)
Te Aviso, Te Anuncio (Tango)
Objection Afro-Punk ao vivo no Video Music Awards 2002 - Muito boa!
Minha Opinião: A energética canção Objection (Tango) mostra bem a fase de incorporação de novos ritmos ao trabalho de Shakira. Desde que começou sua carreira, Shakira já cantou e tocou Tango, Rock, Pop Rock, Pop, Dance, Rap... e segundo as fontes tem mais novidades por aí. Muito boa a canção e o clipe também. A Apresentação no VMA foi espetacular e já seria um Deja Vu do sucesso que a aguardava dali pra frente.
La Pared é o quarto single do álbum Fijación Oral Vol.1 de Shakira, lançado na América Latina e na Espanha no final do ano de 2006. A canção foi escrita e produzida por Shakira.
O videoclipe para o single foi rodado no México durante dois shows da Oral Fixation Tour de Shakira. A direção foi de Jaume de Laiguana e Shakira foi co-diretora. Entre os 10 mais pedidos da MTV da América Latina, o vídeo foi calorosamente recebido pelo público. O vídeo completou 67 dias ininterruptos dentro do Top 10 do canal e sua melhor posição foi a #2, duas vezes. Em 19 de Abril de 2007 apareceu pela primeira vez fora da lista desde o dia de seu lançamento. Na lista dos 100 Mais Pedidos de 2007 da MTV Norte, o vídeo esteve na posição #14 batendo vários titãs da lista. Considerando-se as músicas em espanhol, ficou na posição #3 abaixo apenas de Luz Sin Gravedad e Los Malaventurados No Lloran, além de Girlfriend.
Foi o 12° vídeo de maior sucesso de 2007 na América Latina superando até mesmo Las de la Intuición que ficou em #13. Se considerarmos apenas os vídeos em espanhol, ficou em #6. No Youtube, o vídeo superou as duas milhões de visualizações.
La Pared tem uma versão acústica que conta apenas com piano e voz. Está incluída no seu álbum Fijación Oral Vol.1 e foi cantada por Shakira no Grammy Latino de 2006.
La Pared estreou na Espanha no Los 40 Principales na posição #31 e depois de três meses (30 de Dezembro de 2006) conseguiu ocupar a primeira posição. Dessa forma, Shakira consolidou seu sétimo número 1 nas listas espanholas. Quatro destes (La Tortura, No, Hips Don't Lie e La Pared) alcançados com seu trabalho Fijación Oral. Na Argentina, La Pared foi número 1 durante uma semana. O vídeoclipe de La Pared estreou na MTV e no dia seguinte era #10 e rapidamente ficou entre os primeiros lugares, sempre revezando entre #2 e #3. No Much Music chegou a #1. No CM, outro ranking de vídeos, La Pared ficou no Top 10 e chegou até a posição #2.
Versão Acústica La pared (versión acústica) by Shakira on Grooveshark
La Pared ao vivo no Grammy Latino
Minha Opinião: La Pared é uma música bem trilha de romance. Explora bem os vocais de Shakira e sua capacidade de compositora é fascinante. Ótima música para relaxar. Se estiver em um romance não correspondido, favor não apertar play kkkk
Loca foi lançada como o primeiro single do 3° álbum bilíngue de Shakira e 7° álbum de estúdio Sale el Sol (acho que nessa contagem americana excluíram Magia e Peligro). Duas versões da canção foram gravadas: uma em inglês que apresenta vocais do britânico Dizzee Rascal e uma em espanhol que apresenta vocais de El Cata. A canção estreou no rádio no dia 1° de Setembro de 2010 e depois estreou no site oficial de Shakira. A versão em espanhol de Loca foi lançada em 4 de Outubro de 2010. Dizzee Rascal afirmou que Shakira foi a primeira que o escolheu para produzir a versão em inglês da música e que se sentiu honrado.
O single não foi oficialmente lançado no Reino Unido e Austrália, originalmente para ser lançado digital como um CD single em 13 de Dezembro de 2010. Ambos os lançamentos foram cancelados e nenhuma explicação foi dada. Apesar disso, Loca se transformou em outro grande hit para Shakira na América Latina, Ásia, África e Europa, seguindo o sucesso de Waka Waka (This Time for Africa). Ele se saiu moderadamente bem nos EUA, se transformando no 9° hit Top 40 de Shakira e também o primeiro single em um chart de Dizzee Rascal lá. Loca alcançou número 1 em mais de 33 países e vendeu mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo.
Loca é uma interpretação de uma música do artista El Cata, denominada Loca Con Su Tiguere. Shakira mudou algumas melodias instrumentais, deu ao som batida diferente e mudou a letra. A música tem pesada influência latina consistindo de uma musica merengue contemporânea com letra pop e rap em cima. Dizzee disse ao site Billboard.com sobre Shakira que "Ela é um pouco de tendências - ela faz um monte de coisas diferentes em grande escala".
Na semana de 14 de Outubro de 2010, Loca estreou na 98a posição na Billboard Hot 100. Na semana de 18 de Setembro de 2010 a música estreou na 40a posição na Billboard Tropical Songs e número 1 no Chart Digital Tropical com a grande venda de mais de 6000 downloads. Na semana de 25 de Setembro de 2010, a canção estreou na 31a posição na Billboard Hot Latin Songs. A canção se tornou no 9° hit número 1 na Billboard Hot Latin Songs e seu 13° hit número 1 no Latin Pop Songs, fazendo dela a segunda artista feminina com mais hits número 1, depois de Gloria Estefan. Segundo a Billboard, 8 de 10 músicas no chart da Billboard Latin Digital Songs eram de Shakira e a n°1 Loca que vendeu 48.000 downloads foi a mais alta venda em uma semana do chart.
A música também se transformou no nono hit de Shakira no Top 40 do Billboard Hot 100, quando alcançou #32 na edição de 6 de Novembro de 2010, depois de subir 52 posições da posição #84 devido aos enormes downloads que ultrapassaram 255.000 copias digitais de acordo com a Billboard americana. O hit alcançou a posição #36 no Canadian Hot 100. Na semana de 27 de Setembro de 2010 a canção estreou no número 10 da Espanha e em número 25 na Itália. Desde que alcançou as primeiras posições nesses países e no SNEP da França e na Suiça, Loca também alcançou o top na Grécia no Greek Airplay Chart ficando no primeiro lugar por 17 semanas, e no Romanian Top 100 em 2011, transformando-se no 5° número 1 de Shakira na Romênia. Isso fez de Loca o maior single na história do Greek Airplay Chart. Loca alcançou número 1 em mais de 33 países e vendeu mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo.
Shakira se apresentou com o hit Loca (na versão em inglês) pela primeira vez em 23 de Setembro de 2010 no Late Show With David Letterman. A música também foi parte do setlist da sua 5a turnê The Sun Comes Out World Tour (Tour Sale el Sol) de Shakira. Ela também foi ao Lopez Tonight falar sobre Loca e mostrar ao público os passos da dança da música. Ela se apresentou no Dancing With The Stars em 19 de Outubro de 2010, o dia do lançamento do seu álbum. Shakira também cantou a música em 9 de Novembro na final alemã do X-Factor.
Loca ft. Dizzee Rascal
Loca ft. El Cata
Loca ao vivo no Late Show With David Letterman
Shakira em entrevista no Lopez Tonight - 7:41 (Em inglês, e perfeita ;X Assistam!)
Loca ao vivo no programa Dancing With The Stars
Loca ao vivo no X-Factor Alemanha
Minha Opinião: Puxa que post longo! kkkk Como não achei nada relevante na wikipedia em português, tive que recorrer a versão em inglês. É, meu nível de ingles não é dos melhores, mas acho que fiz um bom trabalho. kkkk Passaria horas falando desse clipe e desse single... mas não gosto de ser prolixo. O clipe remete muito bem a letra da canção e como a própria Shakira disse nessa entrevista (que por sinal recomendo mais uma vez assistirem), foi uma das melhores experiências da vida de Shakira. MUITO bom, excêntrico, espontâneo e interativo. Não é atoa que ficou em numero 1 de 33 países, né ?
Illegal é o terceiro e último single lançado do segundo álbum de estúdio em inglês de Shakira, Oral Fixation Vol.2. Possui a participação do guitarrista mexicano Carlos Santana. A música foi lançada logo depois do sucesso mundial massivo de Hips Don't Lie. No rádio, Illegal foi lançado nos EUA e Canadá em 14 de Novembro 2006. O videoclipe para a música estreou em 16 de Novembro de 2006 no Total Request Live da MTV e no dia seguinte a estreia ficou em 9° lugar. Se transformou em hit em países como Letônia e Ucrânia. Illegal apresenta uma colaboração musical entre Shakira e Carlos Santana. A canção foi bem recebida pelos críticos e foi realçada como um exemplo da força de Shakira já em desenvolvimento como uma compositora em língua inglesa. O crítico de música Stephen Thomas Erlewine disse que Shakira leva suas músicas em direções inesperadas.
O seu single foi definido para um lançamento mundial, e inclusive foi tocado em estações americanas e australianas além de programas de videoclipes como SAFM e Rage e ainda alcançou #9 no Countdown americano Total Request Live. Entretanto, como Hips Don't Lie ainda prevalecia nas paradas nesses países não-europeus, o single foi cancelado.
O videoclipe de Illegal foi filmado na Cidade do México em 17 de Outubro de 2006 durante uma pequena parada programada da Oral Fixation Tour entre shows no México e na Guatemala. A filmagem tomou todo o dia e alguns fãs americanos e mexicanos foram convidados como figurantes. Jaume de Laiguana e Shakira foram os co-diretores do vídeo.
O vídeoclipe mostra Shakira como a namorada de um boxeador. Durante a maior parte do vídeo Shakira é mostrada num ringue sozinha onde seu namorava lutava. Através de flashback ela lembra os bons momentos de sua relação, com eles sendo mostrados sozinhos no ringue, brincando carinhosamente entre outras coisas. No fim do clipe é mostrado porque eles se separaram. Shakira vem para ver seu namorado num campeonato de boxe. Ele ganha, e não percebendo que Shakira está lá, outra garota passa no ringue e ele a beija. O namorado dela, finalmente percebe que Shakira está lá e Shakira se vira e vai embora.
O vídeo oficialmente estreou em 16 de Novembro no Total Request Live da MTV. Estreou no top em #9 e alcançou o #7. Existem 2 remixes: The Johnny Vicious Warehouse Mix e The Johnny Vicious Roxy Mix.
Devido ao sucesso massivo de Hips Don't Lie consistentemente remanescente nos charts nos EUA e Austrália, o single foi cancelado duas semanas depois do lançamento nesses países. Em Novembro de 2006 Illegal estreou nos charts de singles da Itália no número 9 e em seguida subiu para numero 4. A canção esteve 14 semanas consecutivas no top 20 dos charts.
No chart português foi #1 e top 10 por longas semanas. No Romanian Top 100 Illegal foi o 4° single de Shakira a alcançar a posição número 1. Ficou no primeiro lugar por 5 semanas não consecutivas. Nos charts de fim de ano, a canção alcançou numero 35.
Illegal (Johnny Vicious Warehouse Mix) - Se você é como eu que odeia músicas remixadas que duram 10 minutos, JAMAIS clique em play. Illegal (Johnny Vicious Warehouse Mix) by Shakira on Grooveshark
Illegal (Johnny Vicious Roxy Mix) Illegal (Johnny Vicious Roxy Mix) by Shakira on Grooveshark
Minha Opinião: Acho essa música sem brilho. Sei lá... meio monótona. Tem uma ótima edição e um clipe interessante, mas mesmo assim não me conquista. A melhor é a versão Johnny Vicious Roxy Mix, mesmo que seja um tipo - Ah, tô malhando ! - nessa versão é boazinha de ouvir. Mas, pense comigo... depois de Hips Don't Lie, Shakira queria alguma coisa calma mesmo. Só achei calmo demais.
Pies Descalzos, Sueños Blancos é o terceiro single do terceiro álbum de Shakira, Pies Descalzos (1996). Escrita e composta por Shakira, a música fala sobre as regras que a raça humana tem inventado desde Adão e Eva terem comido a fruta proibida. É uma sátira social tanto na letra quanto no videoclipe. Há uma versão em português chamada Pés Descalços. A música foi incluída na turnê mundial Oral Fixation Tour de Shakira.
O videoclipe foi dirigido por Gustavo Garzón. O vídeo mostra um hall da alta classe mascarada, uma imagem frequentemente usada para representar os personagens que as pessoas usam na sociedade. Uma porta se abre e mostra Shakira cantando e também mostra imagens de todas as regras que a sociedade criou até hoje.
Pés Descalços
Pés Descalços (Portugues) by Shakira on Grooveshark
Pies Descalzos na Oral Fixation Tour
Minha Opinião: Imagine você em 1996 gritar ao mundo que se você comeu a maçã proibida foi porquê você quis. Tenso. Hoje em dia, as músicas são bem mais explicitas e mais diretas que essa (principalmente as que não fazem sentido), mas para a época Shakira já se mostrava estar a frente. Tem alguém que ainda pensa em duvidar da personalidade forte dela ? Acho que não. Ponto positivo pra versão em português. Adoro ouvir a voz dela cantando em português kkkk
Nos EUA, Give It Up to Me foi lançada como o segundo single do álbum She Wolf, mas nos outros países foi o terceiro. Essa música tem a participação do rapper Lil Wayne e ela foi produzida por Timbaland. Essa canção só aparece na versão americana do álbum She Wolf, como faixa bônus e na versão Deluxe brasileira.
Timbaland estreou a música no programa de rádio On Air with Ryan Seacrest, junto com o seu single Morning After Dark do álbum Shock Value 2 de 2009. Shakira disse que esse é o terceiro single oficial do seu álbum She Wolf.
O videoclipe de Give It Up to Me foi lançado mundialmente no dia 16 de Novembro de 2009. No vídeo, logo de início, Shakira usa um vestido cinza, uma boina e botas; depois ela contracena com Lil Wayne. Já em outro cenário, Shakira dança Step Dance ao lado de 12 dançarinas. Shakira usa também uma espécie de maiô com luvas pretas, logo após ela aparece vestida como uma Deusa Tailandesa com um vestido azul e vermelho nas cores da bandeira da Tailândia, com longas unhas e com Hong Kong como plano de fundo, mostrando o edifício Central Plaza.
A música entrou na Billboard Hot 100, no Pop Songs Americano, no Canadian Hot 100 e no Australian Physical Singles Chart.
A canção também teve performance no American Music Awards de 2009
Minha Opinião: Refrão chiclete. Música muito boa, bem produzida, Shakira dançando muito... incrível. Fico sem palavras de tão boa. É o toque do meu celular. Preciso falar mais alguma coisa ? ;)